Lino Villaventura nasceu em 1951 na cidade de Belém mas viveu grande parte da sua vida em Fortaleza-ce onde lançou a sua marca "Lino Villaventura" juntamente com sua mulher em 1982 foi o primeiro estilista brasileiro a voltar os olhos para o mercado internacional quando em 1989 foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a "World Trade Fashion".
Ele foi um dos primeiros estilistas a ter seu trabalho nas passarelas do Morumbi Fashion Brasil que surgiu em 1996, hoje conhecido como o famoso São Paulo Fashion Week.
Além de conhecido no mundo da moda também é reconhecido no mundo das artes plásticas seu trabalho já esteve nas exposições "Art do Wear - Lunst als Kleidung", na Alemanha, "A Arte do Brasil em Beirute", no Museu Sursoak, no Líbano.
Outro trabalho seu é o de figurista onde participuo do filme "Bocage, O Triunfo do Amor", de Djalma Limongi Batista, e da peça "Dorotéia, Uma Farsa Irresponsável em Três Atos", de Nelson Rodrigues, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de 1996.
 |
Cena do filme Bocage |
 |
Cena do filme Bocage |
Com lojas em Fortaleza e em São Paulo tembém têm suas peças em multimarcas de Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.
Faz roupas sobre encomenda e seu público é predominantemente feminino, mas também veste homens já vestiu personalidades como Ruth Cardoso, Elba Ramalho, Xuxa e Rita Lee.
Suas criações têm como marca registrada uma rica mistura de diversos materiais como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.